sexta-feira, agosto 31, 2007

RESPOSTA A UMA PERGUNTA

Recebi há alguns dias uma pergunta de um leitor atento, que me questionava sobre um detalhe que o tinha intrigado na visita que tinha efectuado recentemente ao Palácio Nacional de Sintra – onde ficavam as casas de banho e porque é que não eram visitadas. Meu caro leitor, este palácio, como consta dos textos já aqui publicados e da autoria do amigo Palaciano, é de origem medieval, uma época em que o asseio e os banhos não eram muito frequentes, tendo isso contribuído bastante para a disseminação das pestes que assolaram toda a Europa.
Penso que está assim explicada a razão de não existir este tipo de facilidades, razão pela qual não as viu. Contudo, e porque tive o cuidado de inquirir entretanto o Palaciano, existiu um espaço que é descrito pelo Conde de Sabugosa como “as casinhas de mijar”, assim mesmo, que naturalmente já não têm essa função nem o aspecto que teriam à época da sua existência. Também convém acrescentar, que as tinas ou banheiras, então instrumentos portáteis, eram colocadas nos aposentos com a água necessária aos banhos, e logo depois eram retiradas pela criadagem. Para outras necessidades usava-se naturalmente os vasos de noite, vulgo penicos, que foram largamente utilizados até ao século XX, chegando a coexistir com as casas de banho.Espero ter respondido cabalmente à pergunta do meu caro leitor.

««« - »»»
Foto - Lavagem Personalizada
Roger Hermansen
Roger Hermansen

»»» - «««

Humor Arqueológico

Burki

13 comentários:

quintino disse...

È aí que o amigo lava o carro?
Com fotos dessas quem quer saber de lavabos, penicos e quejandos...

Sílvia disse...

Essa estação de serviço não tem uma secção para mulheres, com uns moços em fato de banho e bem bronzeados?
Afinal os nossos reis tinham condições para ser asseados...
Bjos

Tiago R Cardoso disse...

Eu só posso concordar com as palavras do meu colega Quintino e acrescentar um "É lá !!!!".

adrianeites disse...

este mês de setembro conto visitar sintra (se conseguir tirar uns dias) e vou aproveitar para lavar o meu carro... e a morada?

cp's

Cadeirão disse...

Eu vou levar o "maquina" para a lavagem e o PC para navegar neste 3º Blog Day.

Abrç

o guardião disse...

Então pessoal, todos querem saber onde é a estação de serviço, mas as fotos foram tiradas para a promoção do carrito! Ninguém perguntou qual a sua marca, mas aqui também não faço publicidade.
Cumps

Rita disse...

O pote alusivo aos fogos da Grécia vem mesmo a propósito. Também gostei de saber que os nossos reis não eram assim tão descuidados com a sua higiene pessoal.
Bjos

Sophiamar disse...

Passei para te desejar um bom fim de semana e já agora pergunto: não haverá por aí um bom traço a lavar automóveis?
Beijinhos

J.G. disse...

Mas já podiam ter sido contruídas umas instalações sanitárias, acho eu!...
Ou será que quem tiver problemas em reter a urina não pode fazer a visita? Nesse caso, deveriam afixar um aviso á entrada e em local bem visível!
"Se não é capaz de reter a urina, não entre!"

um abraço.

Vieira Calado disse...

Tenho um amigo que tem uma garagem e lava carros. Vou passar-lhe o endereço do blog, a ver se ele contrata uma brasileira ou uma russa, para o serviço...

João Rato disse...

Esse seu amigo deve cagar-se de medo se não tiver papel higiénico!
Na casa onde vivi a primeira infância, não havia retrete, íamos cagar ao pinhal e limpávamos o cu a um carolo ou a um pau, tomávamos banho aos sábados num alguidar ou durante o verão nas represas das regas: não éramos porcos e não cheirávamos mal!
No entanto, devo ter ficado com algumas mazelas, por vezes chego-me a sentir um automóvel, outras vezes ponho-me a investigar a tecnlogia das aeronaves da grécia antiga. Nada de grave!...
Vou arrear o calhau!....

o guardião disse...

Caros amigos
Como devem calcular há casas de banho para o público disponíveis junto à bilheteira. Julguei necessário dizer isto, porque pode haver quem não saiba que os meus visitantes têm humor q.b. e possam ficar com uma ideia errada sobre o dito palácio.
Cumps

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Guardião, tem uma surpresa para si no meu blog...quando puder passe a recolhe-la.

Um abraço e continuação de bom fim de semana.

Cordialmente

Ps. ri-me sem me conter com a caricatura do vaso grego.