segunda-feira, agosto 27, 2007

DIANA DE GALES

A 31 de Agosto de 1997 morre em Paris, vítima de acidente rodoviário, Diana Spencer. Os jornais portugueses antecipam os dez anos deste infeliz acontecimento, recordando a visita da Princesa do Povo ao nosso país, em Fevereiro de 1987.
Os passos de Diana em Portugal estão descritos na revista de sábado do DN, bem como algumas impressões de jornalistas e políticos, unânimes na apreciação da sua simpatia e do seu à vontade perante os média. Uma informação que passa quase despercebida na peça, foi a comemoração do casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre em 1387, que foi recordado na Sé do Porto e, embora não esteja mencionado, no Palácio Nacional de Sintra onde foi descerrado um busto desta rainha. Outro acontecimento também relevante, mas que também não é mencionado, é que foi relembrada a mais antiga aliança de Portugal com outro país, a Inglaterra, que também foi firmada por D. João I nessa altura.

Nota: Este busto (foto abaixo) está hoje colocado numa parede das traseiras do Palácio Nacional de Sintra, junto à cozinha.
Agradecimentos ao palaciano que forneceu a foto e me ajudou fornecendo alguns elementos sobre o assunto.

««« - »»»

Fotos - Desertos

Mike Reyfman

Gromaler

»»» - «««

Memória
R.J. Matson

7 comentários:

  1. O Vasco Pulido Valente desancou-lhe forte e feio. Penso que no Sábado. Obviamente refiro-me à Diana que o amigo Guardião não merece ser desancado.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente aparece cada "intelectual", como o VPV, armados em paladinos da moral e bons costumes.
    A vida privada de cada um apenas diz respeito a essas pessoas, eu retive uma imagem que me vem à cabeça quando me lembro de Diana, ela em Angola num campo de minas e com uma criança amputada de uma perna ao colo.

    ResponderEliminar
  3. Vícios privados, públicas virtudes.
    O VPV como pregedor de moral... já vi de tudo, até um porco a andar de bicicleta, como diz um amigo meu.
    O deserto de ideias apela a disparates desta natureza.
    Amei o cinzeiro!
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Olá Amigo,

    Deixei um miminho para si no Querubim Peregrino.

    Um abraço e Boa Semana.

    ResponderEliminar
  5. Li o artigo do VPV de relance, mas deve de ser do teor ao que nos habituou. Acho que a comemoração a Filipa de Lencastre com a escultura em baixo relevo, devia de ser num espaço mais nobre..não atrás de uma "parede de cozinha". o tratado esse sim é o mais antigo, que existe na Europa. Talvez sem ele a foto dos açores nunca teria existido assim como outras coisas...eheheheheheh!

    Um abraço fraterno e boa semana.
    semana

    ResponderEliminar
  6. Melómano também? Isso é absoluta novidade.
    Lol

    ResponderEliminar
  7. Olá meu querido amigo Guardião.
    Pobre Filipa de Lencastre... na cozinha...
    Vejamos a questão por outro ângulo amigo. Vamos lá, com boa vontade. O busto ainda é do tempo em que para a grande maioria dos Portugueses a cozinha era a divisão mais importante da casa.
    Depois, se Filipa de Lencastre foi levada para a cozinha, já se vê que Diana nunca o poderia ser . Pois não é verdade que sempre ocorria aos homens levá-la para outro lado ?...
    Graças à parte, reconheço-lhe virtudes e o dia 31.08 é para mim muito especial. Nele nasceu a pessoa a quem mais quero na vida.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar