sexta-feira, agosto 17, 2007

CULTURA - AGRADÁVEL SURPRESA

Conforme já tinha anunciado logo que cheguei de férias, venho hoje dizer-vos algo sobre esta casa e o seu recheio.
Como se pode ver na inscrição da fachada trata-se do Museu Municipal, Manuel Soares de Albergaria, e está situado na Vila de Carregal do Sal no Distrito de Viseu.
Começando pelo edifício em si, estamos perante uma construção interessante e de características Beirãs de meados do século XX, ostentando o brasão dos Albergarias, e é conhecida na zona pelo nome de Casa das Correntes. Só o edifício e o pequeno jardim nas traseiras, valiam esta minha visita.
O museu é essencialmente etnográfico e arqueológico, tem uma exposição bem organizada, quer de antigas alfaias agrícolas, quer de vestígios arqueológicos recolhidos em campanhas arqueológicas de finais do século passado. Saliento também que na zona de Carregal do Sal existem dois percursos que se podem percorrer, de preferência numa viatura devido à sua extensão, onde estão em destaque e devidamente sinalizados monumentos pré-históricos, como sejam dólmenes muito interessantes não só pela sua situação no terreno como pela sua forma.
Para além da componente etnográfica e arqueológica, ainda se podem admirar algumas pinturas de artistas conceituados e algumas esculturas de Aureliano Lima. Resta ainda um espaço para exposições temporárias que, disseram-me, é bastante solicitado por diversos artistas plástico.
Foi uma agradável surpresa no interior deste país, em que a Cultura está votada ao esquecimento pelo poder.

Fotos d' O Guardião

««« - »»»

Fotografia

hegs

jens
««« - »»»
Humor Negro

Hic

7 comentários:

  1. Por vezes, onde menos se espera, surgem as surpresas. A qualidade de vida no interior começa a dar alguns sinais de melhoria, e os destinos turísticos alternativos podem dar um empurrãozito. Mais um lugar com interesse numa zona com boa comida, termas e natureza. Vou apontar.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Viva :-)
    Dei pela sua passagem por um dos meus blogs e dei uma saltada aqui. Duma vista de olhos em diagonal gostei do que vi e do que li. E constatei que temos alguns blogs linkados em comum, que nalguns casos são de pessoas que considero na categoria das amizades «virtuais»
    Tenho percorrido quase todo o Portugal, mas nunca estive em Carregal do Sal. Conheço também mal Trás os Montes e o Norte da Beira Alta.
    Um abraço
    Victor Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Não tenho duvida que Portugal tem excelentes sítios para visitar, pena é que sejam os próprios portugueses a esquecerem-se deles, eu pessoalmente prefiro visitar museus, monumentos, percorrer as paisagens do nosso país, do que enfiar-me numa praia carregada de gente, mas isso sou eu.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por divulgar algo do nosso património e da nossa cultura. Vou pôr mais estas referências no meu roteiro.

    ResponderEliminar
  5. Amigos
    A zona em redor da Vila de Carregal do Sal, não tem só estes motivos Culturais de interesse. Nas proximidades há diversos equipamentos termais, há também bom turismo de habitação, boa gastronomia e bons vinhos, a barragem da Aguieira e paisagens naturais para quem gosta da natureza. Eu vou voltar mais vezes, assim hajam oportunidades para tal.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Não conheço o Carregal do Sal mas com esta divulgação é uma boa referencia para equacionar uma ida...e para mais com essas referencias de arqueologia.De facto portugl tem lugares extraordinários. O edifico parece-me à primeira vista que está bem reconstituido.

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos
    O link constante no fim do artigo tem mais informações sobre a zona e o que por lá há de interesse, além de que há outros sítios na rede com outras referências também bastante úteis.
    Cumps

    ResponderEliminar