segunda-feira, agosto 06, 2007

AFINAL, ENGANEI-ME!

Quando afirmei que os colegas de Dalila Rodrigues tinham ficado calados perante a situação criada com a sua demissão, enganei-me redondamente, pelo que venho repor a verdade dos factos. De facto não tinha conhecimento da notícia de dia 3 de Agosto veiculada pela Lusa, que dizia preto no branco que “16 directores contestam posições de Dalila Rodrigues”.
Segundo a Lusa os 16 directores subscreveram um abaixo-assinado afirmando que nenhum deles conferiu «poderes de representação à directora do Museu Nacional de Arte Antiga como porta-voz da classe museológica portuguesa a que igualmente pertencem, nem lhe reconhecem esse papel a que se arroga».
Estranhei um pouco a oportunidade deste abaixo-assinado e procurei com todo o afinco alguma referência nas declarações de Dalila Rodrigues à sua pretensa condição de porta-voz dos directores de museu, li para tal 62 textos publicados em diversos meios de comunicação social e outros não convencionais, e não encontrei uma única menção ao assunto, mas posso estar enganado e talvez exista algo em algum sítio que eu não tenha consultado. Mas mesmo assim persiste a estranheza da oportunidade do documento mencionado, até porque as ideias da directora do MNAA eram conhecidas há muito tempo e até já tinha havido pelo menos um debate público sobre o assunto com a sua participação.
Outra afirmação do documento dos 16 directores também me pareceu esclarecedora da sua posição “os subscritores afirmam que a existência de um «organismo coordenador dos museus nacionais sob administração central do Estado» nunca foi encarada como uma medida «cerceadora da autonomia técnica e programática dos museus»”.
Afinal os subscritores do texto estão satisfeitos com as condições que lhes são proporcionadas para a programação e funcionamento dos museus que dirigem, assumindo a inteira responsabilidade pelos sucessos e insucessos que todos podemos testemunhar ao visitar estes serviços.
Fica registado.

Visite Museus - Entradas grátis aos domingos até às 14 horas
««« - »»»

Gatos Fotogénicos

La Strega

XZ&L

««« - »»»

Humor

Dilem

10 comentários:

  1. Fica sempre bem corrigir os erros, mas se está tudo bem para os tais directores como é que se explicam as dificuldades de pessoal, as deficiências de funcionamento, a falta de exposições de grande qualidade e até a má conservação de alguns edifícios ou de parte deles?
    A lista dos subscritores é para mais tarde recordar...
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Por acaso o não teve acesso, ao original, do abaixo-assinado, pois não ?, eu também não, tenho é curiosidade de saber se a esferográfica utilizada era de tinta
    "rosa", assim no sentido estético da coisa, parece-me que não é permitido falar no sentido politico.

    ResponderEliminar
  3. Obs. Gostei do seu blog, vou criar um link no meu.

    ResponderEliminar
  4. Adorei os gatos, são uma beleza! Não achas que os abaixo-assinados de pessoal dirigente têm um toque marxista? O Portas já tinha aludido aos tiques, aqui estamos perante factos.
    Bjos e abraços

    ResponderEliminar
  5. é.. fica registado..

    boas fotos!

    cp's

    ResponderEliminar
  6. Como diz o povo "Quem tem cu tem medo". Deixa-me cá deixar a Dalila a milhas que eu posso ser o próximo a ir para a rua. Este país vai de mal a pior.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Afinal até há directores de museu satisfeitos com o status quo. Os museus vivem num mundo côr de rosa nós é que estamos ofuscados com o brilho e vemos tudo tão escuro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Tão queridos os senhores Directores!

    Não foi comunicado encomendado! Não, nem pensar!

    As fotos de gatos perdem-me!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Os 16 directores marcaram a sua posição, nós estaremos por cá para avaliar o seu desempenho e para lhes sacar as responsabilidades que assumiram com este abaixo-assinado.
    Os gatos estavam mesmo a pedir uma oportuninade neste meu cantinho.
    Cumps

    ResponderEliminar
  10. Olha Guardião, aqui há gato!

    E aqui há gatos, mas estes são lindos.

    O outro é que, por mais que se esconda, o cujo fica sempre de fora.
    Tudo na mesma, Guardião, só mudam as moscas.
    Um abraço

    ResponderEliminar