segunda-feira, julho 16, 2007

CURTINHAS


Ministros da Cultura da Europa em Lisboa – O anúncio da ministra da Cultura na passada sexta-feira de que se vai reunir em Setembro em Portugal, o Foro Cultural dos Ministros da Cultura da Europa, não acrescenta nada ao que sabia, já que Portugal exerce a presidência neste semestre. O que retive das notícias sobre as suas declarações foram essencialmente duas frases, «descentralizar não se faz descentralizando gabinetes, faz-se no terreno, com políticas que criem novos pólos culturais», e «que Portugal tem de apostar num turismo que não se esgote no sol e na praia mas que se centre também na cultura».
É pena que as declarações da senhora ministra sejam apenas as óbvias e que só a ouçamos, ou que só se consiga fazer ouvir, por ocasião de inaugurações. Outro reparo que não pode deixar de ser feito é que este governo não tem apoiado nem tem divulgado suficientemente, cá dentro e lá fora, a Cultura e o Património deste país.

Eleições em Lisboa – Estas eleições municipais saldaram-se por uma abstenção perto dos 2/3 dos eleitores, a mais alta de sempre, pela eleição de três candidatos independentes e pela não eleição do candidato dum partido com representação parlamentar. Estes factos podem ter várias leituras, consoante as simpatias de cada um, mas revelam sem margem para dúvidas, o desencanto dos portugueses em relação aos partidos e aos seus candidatos. O pormenor mais curioso da noite eleitoral foi a constatação de inúmeros “excursionistas” de diversos pontos do país, que vieram a Lisboa, segundo uma reportagem da SIC, sem saber muito bem a que propósito com viagem paga pelo partido vencedor desta eleição.


««« - »»»

Em destaque

Pela Liberdade de Expressão! - In Sulista

««« - »»»

Fotografias de flores

Ktuec

gny

««« - »»»

Cartoon

Amjad Rasmi

7 comentários:

  1. Quanto ao Turismo e Cultura, é importante referir que estramos muito bem... basta saber-se que o único Museu do IMC (directamente dependente do Ministério da Cultura) se encontra fechado desde 18 de Maio de 2003 e só agora está em obras e ao que parece com muitos "prós e contras". De salientar que existe uma pequena mostra de uma parte do espólio do Museu que praticamente ninguém visita, por dois motivos: 1º desconhecimento; 2º quem lá vai não recomenda não pela falta de qualidade das obras mas pela falta de qualidade do espaço...

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos

    XRéis- Não será o único exemplo de património descuidado, conheço outros como o Palácio de Queluz que está uma miséria, o de Sintra com um jardim fechado há anos e uma mata que é mais propriamente um matagal, o Mosteiro da Batalha que se degrada a olhos vistos, isto só para mencionar alguns. Mas há festas, inaugurações, visitas à borla no museu do comendador e passeios pelas arábias.

    Pinto Ribeiro - Todos são bem vindos a este espaço, sempre ao dispor!
    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Eheheheh...thanks Guardião ;-)


    Qt ao desencanto de que falas,
    sinto o mesmo...foi a 1ªvez em 25anos, que votei nulo!



    Abraço!

    SULISTA

    ResponderEliminar
  4. Que tenhas também umas boas férias.
    Eu continuarei a passar por aqui.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. CAro amigo Guardião,

    Suponho que é raro o monumento em Portugal que não esteja muito mal assistido e até estudado. Sobre as declarações da ministra acho que são iguais a ela própria...irrevelantes e de circunstancia!
    Em Lisboa há de facto um desencanto em relação aos partidos e penso que esta animosidade se esta a estender pelo país...ainda bem!
    As imagens revelam bastante sensibilidade em termos estéticos e sobre problemas reais da actualidade...parabéns.

    Um abraço fraterno
    António Delgado

    ResponderEliminar
  6. as aparencias podem mesmo iludir...

    bela montagem da sulista a da liberdade de expressão!

    cp's

    ResponderEliminar