segunda-feira, junho 04, 2007

TRATADO SIMPLIFICADO

Hoje os jornais faziam eco do encontro em Paris entre Sócrates e Sarkozy. O nosso 1º e presidente francês, diz-se que, estão unidos por tratado simplificado.
Sócrates anda em busca dum consenso para um mandato “claro, detalhado e realista” para que se avance na reforma dos tratados assinados em Amesterdão, Maastrich e Nice. Seja lá o que for esse tratado simplificado ou minimalista, que parece que andam a querer negociar e implementar, o que chega à opinião pública é o desejo de quererem fugir aos referendos que mais uma vez podem resultar num profundo NÃO.
Parece-me que Sócrates tem pouca margem de manobra em Portugal, para fugir a um referendo, porque o prometeu e também porque os restantes tratados nunca receberam o aval explícito dos portugueses, que nunca foram chamados a pronunciar-se.
Já lhe chamaram tratado constitucional, constituição europeia e agora tratado simplificado, mas a verdade é que se pretende vincular a vontade dos diversos países a um texto sem se consultarem os cidadãos. Há países que vão arranjar maneira de contornar isto, desde logo a Inglaterra, mas por cá já nem se ouve falar da promessa feita pelo partido socialista – o referendo.
--------
TOMATES
Tomei conhecimento de mais uma nomeação para o prémio Blog com Tomates, agora por parte do Ludovicus Rex - Momentos & Documentos que agradeço. A horta vai crescendo com a bondade dos meus amigos.
««« - »»»
Vaidade e Beleza em Fotos
Tell Them Where to Go by OpheliasNightmare

hat by ~wilder-wein

««« - »»»

HUMOR - À margem do Festival

Cannes by Danny

4 comentários:

  1. Para mim o Sarkozy é um facho, não fosse ele de descendencia hungara...
    Amei a foto da moça...

    Um Abraço e Boa Semana

    ResponderEliminar
  2. Ainda há quem estranhe a coincidência de pontos de vista entre Sócrates e Sarkozy! Sócrates não é socialista, pelo menos em França não vemos as mesmas políticas serem defendidas pelos socialistas gauleses. Onde estará o erro? Aceitam-se palpites.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo aviso.
    Essa do tratado está-se mesmo a ver que vai ser um documento que os fulanos assinam sem dar cavaco à tropa. Vamos estar atentos porque não acredito que cheguem todos a um consenso.
    Abraço e vamos mas é marcar outra patuscada.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente a França retrocedeu democraticamente.
    Sarkozy já demonstrou bem as suas qualidades ditatoriais que provocaram os conflitos e tumultos, por toda a França, que todos vimos tela TV.
    Espero bem que o Sócrates tenha a dignidade de não passar a perna ao povo português. Apesar de eu defender a UE e o seu fortalecimento económico, social e político, por forma a possibilitar o confronto com a "ditadura rica" norte-americana, não gostaria nada de ver no meu país um 1º ministro socialista a ignorar o povo em matéria tão sensível.

    Ainda acredito...

    ResponderEliminar