domingo, junho 24, 2007

O PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA




Ao acedermos ao palácio, deparamo-nos com a fonte que encima a escadaria principal, alimentada por água de diversas minas situadas na Serra de Sintra, e que há séculos foi conduzida, por condutas e pequenos aquedutos, para alimentar depósitos e suprir as necessidades dos habitantes deste edifício. À esquerda, temos uma porta com moldura em mármore e bem decorada, que nos conduz à loja e à bilheteira do monumento. Apesar deste espaço ter sido transformado e adaptado para as ditas funções, se tivermos alguma atenção, ainda podemos reparar em alguns elementos em pedra (fig.3) que nos sugerem outras utilizações e outros tipos de compartimentação.
Fica uma menção para os artigos à disposição na loja, em especial para as réplicas de peças deste e de outros monumentos. Depois da aquisição dos bilhetes, que recordo são grátis aos domingos e feriados até às 14 horas, sai-se para o átrio sob as arcadas, onde podemos desfrutar duma vista privilegiada sobre a serra encimada pelo Castelo dos Mouros.
Entra-se para o palácio subindo uma escada (fig.4) que nos conduz a um pequeno hall de entrada, ao fundo do qual nos aguarda outra escada, esta renascentista e em caracol (fig.5), que é uma beleza.

(Continua em breve)




6 comentários:

  1. Já sei quem escreveu o texto, e não acredito que tenha feito uma apresentação tão desastrada a nível gráfico como esta, mas valem por si só, o texto e as imagens.
    Bjos e cumprimentos ao Palaciano (meu amigo do peito).

    ResponderEliminar
  2. Cara Sílvia
    Peço desculpa pela minha falha no que toca a aspecto gráfico, porque o Palaciano é alheio à minha falta de conhecimentos sobre essa matéria. Por motivos óbvios não divulgo a identidade do meu (nosso) amigo, e prometo corrigir uma outra falha que foi a da atribuição do texto ao autor, que obviamente não é meu.
    É bom ver que há pessoas atentas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. independentemente do texto julgo que as imagens valem por si!

    cp's

    ResponderEliminar
  4. Já conheço o palácio da Vila de Sintra, mas nunca tinha reparado no interior da bilheteira, à procura das tais pedras que vejo na imagem, nem sequer tinha reparado na porta que afinal é bem bonita.
    Espero continuar a ler sobre este palácio por aqui, já que apesar de quase nunca comentar sou um "passante" habitual.
    Até breve

    ResponderEliminar
  5. Mais uma visita guiada, ainda que só virtualmente. De qualquer forma é sempre uma forma de conhecimento, para quem, do Palácio, pouco mais que o nome, conhece.
    Obrigada
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao Palaciano, deve ser das pessoas que melhor conhece este tão belo palácio. parbéns também ao Guardião pelo post.
    Um abraço.

    ResponderEliminar