sábado, junho 09, 2007

FOTOS DO PASSADO

Com a colaboração do Palaciano deixo-vos hoje com imagens antigas do Paço Real de Sintra, hoje conhecido como Palácio Nacional de Sintra. Não são imagens que se possam obter hoje com as nossas câmaras fotográficas, pois as vistas são diferentes, a época é outra e alguns dos elementos já não estão nos mesmos lugares.
Aproveitem o Dia de Portugal, se puderem, para fazer uma visita a este monumento, e aproveitem o período da manhã (até às 14 horas) porque assim terão entradas grátis.
*
Informações actuais em; http://palaciodesintra.paginas.sapo.pt/

««« - »»»
Do livro O Paço Real de Sintra de Francisco Costa

Imagem curiosa pela pacatez e calma à época

Corrigindo a legenda: não é um pelourinho, mas sim um esguicho

Avaliem a época pelos carros e pelas vestes

8 comentários:

  1. Já visitei o Palácio da Vila mas não conhecia estas fotos e há coisas que já não são assim. A 1ª foto é uma montagem ou é verdadeira?
    É uma pena que já não façam visitas guiadas, por isso foi bom ver que o link dá tópicos para uma visita com os meus miúdos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Acho que tenho que me fustigar, mas tenho que reconhecer que não conheço Sintra! Por uma razão ou outra, a visita tem sido sempre adiada e isso não tem desculpa!

    Isto vai ser revisto muito rapidamente!

    Um abraço infernal!

    ResponderEliminar
  3. Não conheço nada bem a condição actual dessas imagens, não posso opinar, mas acredito que a realidade seja muito diferente.

    ResponderEliminar
  4. O Tico Tico... há quanto tempo, Guardião!!!
    Quanto a Sintra, conheço muiyo pouco, mas não me vou fustigar. Vou esperar pelo Belzebu, e vamos juntos, OK?
    Um abraço,


    Ps: e agora Tico Tico

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos
    É com tristeza que vejo que ainda há muita gente que não conhece o único Paço verdadeiramente medieval do nosso país. Prometo continuar a pressionar o meu amigo Palaciano para me dar matéria que eu possa publicar por aqui, para incentivar pelo menos alguns dos meus visitantes a passarem por lá.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. É verdade, infelizmente pouca gente conhece este palácio. Nem mesmo aqueles iluminados que fizeram as escolhas para as 7 Maravilhas devem conhecer o PNS. Obrigado ao Guardião e ao Palaciano por este post.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Claro Guardião:
    Como morador de Sintra, conheço bem alguns dos seus tesouros. Como historiador medieval e apreciador das coisas antigas deixo-lhe apenas uma sugestão para juntar ao acervo de imagens que partilha connosco.
    Porque não inclui os desenhos de Sintra do Duarte d'Armas? Tem três se a memória não me falha.
    Duarte d'Armas foi um escudeiro de D. Manuel I, que percorreu o país no início do século XVI, fazendo a inventariação das fortalezas militares de fronteira (terrestre note-se) para inteirar o monarca do seu estado de conservação (desenhando vistas e plantas). Daí que concluamos o seguinte: ou Sintra era considerada fronteira marítima, ou então era bastante importante uma vez que o escudeiro lhe dedicou vários desenhos.
    Cumprimentos
    Marcelo Flores

    ResponderEliminar