segunda-feira, maio 14, 2007

M DE MAQUIAVEL

Marcelo Rebelo de Sousa é um consagrado comentador político, que pontua semanalmente um espaço televisivo com as suas opiniões e comentários para um vasto auditório de telespectadores. Esta faceta do professor é talvez mais relevante que o seu trajecto político.
Não sou o primeiro a invocar Maquiavel, a propósito de Marcelo, nem serei provavelmente o último, porque como eu, muitos outros há que desconfiam que ele ainda tem projectos políticos, que o próprio não revela.
A propósito da Câmara de Lisboa, com ou sem segundas intenções, o comentador sugere como nomes mais fortes nas candidaturas do PS e do PSD, António Costa e Fernando Seara. Sabe MRS e sabemos todos, que a eventual candidatura de António Costa e uma possível vitória, ainda que com coligações à esquerda, acarreta fragilidades ao governo, com a sua substituição (disse-o), mas periga ainda mais a posição e a posição incontestada de José Sócrates. A vitória do PS na autarquia pode transformar-se numa vitória de Pirro.
Do lado do PSD, com a possível candidatura de Fernando Seara, cuja acção Marcelo exagerou considerável mente ao afirmar que “fez Sintra e fez bem!”, o panorama também não é famoso. Primeiro porque a sua saída de Sintra, um dos maiores e mais populosos concelhos do país, para se candidatar a Lisboa, pode ser interpretado pelos eleitores de Sintra como uma quebra do compromisso assumido e como sendo algo desvalorizada pelo PSD, o que é um erro. Segundo, porque em caso de derrota em Lisboa, o partido se arrisca a perder as duas câmaras em próximas eleições e a queimar a imagem do seu candidato. Em terceiro lugar, porque neste cenário Marques Mendes fica em maus lençóis, dentro e fora do PSD.
Marcelo Rebelo de Sousa, disse o óbvio perante os nomes que estavam na praça pública, mas não disse todos os inconvenientes destas possíveis escolhas, porquê?
O futuro dirá se ainda tem ou não ambições políticas, e eu espero cá estar para o verificar.

««« - »»»
A beleza da fotografia
Inger Anne

Audhild

««« - »»»

Humor

Pintar ao vivo

3 comentários:

  1. Hoje saíu o Marcelo na rifa, com a companhia do Maquiavel, como convém. Também acho que o prof. ainda não arrumou as botas para a política, nem quer.
    A ver vamos

    ResponderEliminar
  2. Perde Sintra, perde o governo (Deus queira que caia)com a ganância de ganhar Lisboa. Os partidos já não geram candidatos novos e de qualidade, com arcaboiço para voos desta natureza.
    As fotos são sempre domelhor e um cartoon remata bem este lugar.

    ResponderEliminar
  3. Marcelo e Maquiavel, ambos com M.
    O Costa vai fazer outra vez a corrida de burro? O comício do Seara vai ser no Estádio da Luz?
    Aguardo as próximas notícias
    Bjos

    ResponderEliminar