terça-feira, abril 17, 2007

VISITAS GRÁTIS NOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Amanhã, dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e as entradas nos Monumentos e Sítios será gratuita durante todo o dia complementadas com actividades diferentes que podem ser consultadas no sítio do IPPAR.
Talvez quase ninguém saiba, não vi piblicidade em lado nenhum, mas acreditem que é absolitamente verdade. Aqui neste espaço tentamos dar-lhe todas as informações que nos fazem chegar.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, "Território: um Património Plural", 18 de Abril de 2007 Cerimónia oficial de abertura Mosteiro dos Jerónimos pelas 11.00h ver PDF

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, representa o momento anual de celebração da diversidade patrimonial. Trata-se de um marco comemorativo do património nacional, celebrando também a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património. "Território: um património plural", o tema escolhido pelo IPPAR para o ano de 2007, pretende explorar a ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica. O Património sempre participou activamente no território, organizando-o. A humanização da paisagem integra, por isso, uma dimensão profunda tanto na nossa memória colectiva como nas opções políticas de planeamento. Há uma visão cada vez mais globalizante sobre o território, sobre os aspectos urbanísticos, paisagísticos e sociológicos.O Programa Temático pressupõe, por isso, "sair" do monumento e tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente, num passo consciente rumo à mudança e à escala do conceito de "Património". Uma escala territorial e plural.


*******

Foto


Look through glass - Tony Hnojcik

********

Cartoon

Embriaguez petrolífera

4 comentários:

  1. Monumentos grátis para estrangeiro ver?
    Não vi anunciado nada em lado nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Uma iniciativa louvável, pena como dizes, a falta de divulgação. Não ouvi ou li uma única notícia sobre o assunto a não ser aqui no teu espaço. Se calhar ando distraído...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não sabia, mas prometo indagar e quem sabe comentar.
    Sempre em forma

    ResponderEliminar
  4. Mas então o MC não está de tanga e com falta de pessoal? Como é que vão pagar contas com entradas grátis para estrangeiros, porque estamos a meio da semana e os tugas estão a trabalhar!
    BÚÚÚÚ

    ResponderEliminar