segunda-feira, abril 23, 2007

O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO É MELHOR

Esta frase é apenas uma provocação para muitos senhores, e senhoras, que têm enchido a boca com críticas, muitas vezes injustas porque generalizadas, aos serviços públicos sob tutela do Estado. Neste momento os funcionários públicos são quase tratados como seres inferiores, portugueses de segunda ou portadores de alguma doença incurável. Isto não é verdadeiro e não se aceita.
Escolhi este título a propósito da situação das universidades privadas, que como todos vamos lendo nos últimos dias, são consideradas acima de tudo como máquinas de fazer dinheiro, dando origem a conflitos de poder e de distribuição de lucros. O que elas deviam ser era instituições de ensino, para isso é que elas existem, e não como apenas mais um negócio. Dir-me-ão que por terem gestão privada e serem investimento privado têm a obrigação de serem rentáveis, mas o problema é que as diversas irregularidades, por vezes até a falta de qualidade e o favorecimento de alguns alunos não podem acontecer. Será que nas universidades públicas acontece o mesmo? Não me consta que assim seja nem me parece que a qualidade do ensino seja inferior ao das privadas.
Concluo afirmando que não temos um sector público mau, e outro privado bom e cheio de virtudes. Há bom e mau nos dois lados e o que temos é uma classe política e económica que pretendem dividir os portugueses, voltando-os uns contra os outros para alterar a seu belo prazer as leis laborais, em seu próprio proveito como lhes convém.Hoje até pareço da esquerda radical, salvo seja!

********
Hoje apeteceu-me ...
A Canção de Lisboa
Provocação - Fechem o ministério e acabem com os subsídios

*******

Desta música, Sim!

By priko2000

3 comentários:

  1. Como provocação é boa, mas o exemplo das universidades é mesmo o pior exemplo do ensino privado como é sabido. Tens razão quanto ao dividir para reinar, mas só quando o pessoal vir o dito a arder é que abre os olhos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Parece que afinal o ensino privado está muito mal, eu também li os jornais. Lutas por poder e por dinheiro e umas falsificaçõezitas à mistura. Edificante.
    Não consigo perceber é como é que ainda há quem defenda o desmantelamento do ensino público.

    ResponderEliminar
  3. Assim também eu gosto que me deemmúsica. As máquinas de canudos são lucrativas e avançadas, agora até os fornecem por correio, em breve será por mail....

    ResponderEliminar