quinta-feira, abril 19, 2007

DESELEGÂNCIA ESCUSADA

A visita da ministra da Cultura e comitiva à Arábia Saudita, segundo palavras da própria ultrapassou as melhores expectativas. O incidente sobre os nomes foi desvalorizado e até foi salientada a faceta diplomática da visita, como muito positiva.
Não quero ser demasiado crítico, nem cínico, mas uma das lições que aprendi nas diversas viagens que fiz e nos contactos com diversas realidades culturais, foi a da necessidade de obter informações sobre comportamentos e hábitos culturais, bem como um pouco da história dos povos. Sempre consegui limitar as surpresas e evitar comportamentos que pudessem chocar os meus anfitriões.
Uma das coisas que a senhora ministra podia e devia ter evitado, eram os comentários como “é triste olhar para uma esplanada e ver só homens”, pois não me consta que algum saudita da comitiva do príncipe anfitrião, tenha comentado publicamente que o tivesse chocado ver as mulheres portuguesas mostrando despudoradamente os seus atributos físicos na via pública sem o resguardo requerido pela sua cultura.
As diferentes culturas são para respeitar e os comentários de quem aceitou um convite não são propriamente de bom-tom quando incidem sobre este tema.


********


Humor Nacional

5 comentários:

  1. A falta de elegância é um modo de dizer, fica mais para o lado da falta de educação... ouçam-na a berrar pelos corredores da Ajuda.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Estaremos perante um caso de homofobia?

    ResponderEliminar
  3. Falar de elegância sobre a ministra Isabel P. Lima deve ser uma piada de mau gosto.

    ResponderEliminar
  4. Consegues falar de Cultura sem colocar uma fotografia dessa senhora?
    Agradecia

    ResponderEliminar
  5. Aninhas
    Ilustrar a Cultura que temos exige o sacrifício de inserir algo verdadeiramente feio. Lamento é o que há à mão e mais representativo.
    Bjos

    ResponderEliminar