quarta-feira, fevereiro 07, 2007

MANDA QUEM PODE

Ao ler o blogue do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa deparei com esta frase, a propósito da visita da ministra da Cultura à Biblioteca de Celorico de Basto da qual ele é patrono. A Câmara acordou a visita para dia 15 e MRS lá estará porque”manda quem pode e obedece quem deve” segundo as suas palavras.
Num jornal de hoje eis que dou de caras com um título parecido, do jornalista Pedro Rolo Duarte, “quem paga manda”. O assunto era diferente, começava pela “piada” do ministro da Economia sobre a mão-de-obra barata em Portugal, para a qual o ministro não contribuía pois os salários estavam na mão dos empresários (todos já desconfiávamos), e sobre a tomada de poder em muitas empresas por capitais estrangeiros, nomeadamente espanhóis.
Não são artigos sobre a mesma coisa mas têm em comum uma ideia de que “quem pode manda”, esta é a expressão que eu mais uso e que é cada vez mais verdadeira.
O poder económico está progressivamente a “ditar as suas leis” e o Estado que devia proteger os cidadãos redistribuindo a riqueza e regulando as condições de trabalho, enfraquece cada vez mais, subjugado aos interesses de “quem tem”.

*******
Cartoon


Eu sou do Fisco, o que tem a declarar?



*******



ARQUEOLOGIA



February 5, 2007—Three Indian explorers are giving amateurs a good name.
The fossil enthusiasts recently set out on an 18-hour hunt near the central city of Indore and ended up with more than a hundred dinosaur eggs (some of which are pictured above, apparently arranged for photographers), the Hindustan Times reported today (
India map).

3 comentários:

  1. A ditadura da economia. Hoje não podia estar mais de acordo consigo.

    ResponderEliminar
  2. Quem tem, pode e manda.
    A obediência depende da razoabilidade de quem manda e sobre o que manda.
    A indignação e a revolta é de quem não suporta mais ser espezinhado.
    Hoje estou um pouco filósofo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal quem pode é quem manda, mas pelos resultados não deve mandar lá muito bem.

    ResponderEliminar