domingo, dezembro 10, 2006

NOTÍCIAS E COMENTÁRIOS

7 Maravilhas de Portugal
Portugal elege sete maravilhas arquitectónicas
Cristina Pombo 16:54 quarta-feira, 06 DEZ 06
De norte a sul, do interior ao litoral, os monumentos são um deleite para o olhar e um cartão de visita para os turistas e para os portugueses não dispensam um passeio por Portugal.
Apenas sete entre os 21 candidatos a figurar entre as "Sete Maravilhas de Portugal" terão a honra de ostentar o título. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Cultura e insere-se num projecto internacional paralelo, através do qual serão eleitas as sete maravilhas do mundo.
A partir de hoje, os portugueses podem votar nas suas favoritas via Internet ou SMS. A decisão final só será conhecida a 7 de Julho do próximo ano.
A lista dos 21 candidatos foi divulgada ao início da tarde no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia presidida pela Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
*******
Comentário d'O Guardião
Desconheço o critério que levou à escolha dos 21 monumentos candidatos a figurar entre as opções de escolha dos portugueses para as "Sete Maravilhas de Portugal" contudo, são muito discutíveis desde logo por integrar a Fortaleza de Sagres (critério desconecido a nível arquitectónico) e por omitir o Palácio Nacional de Sintra, o único palácio medieval português ainda existente e exemplar único pela suas influências arquitectónicas diversas e singulares.
*******

Space Shuttle Discovery and a crew of seven astronauts lifted off Saturday from Kennedy Space Center at 8:47 p.m. EST. After reaching orbit, Discovery’s crew set to work to open the payload bay doors, set up computers and equipment and check out the shuttle’s robotic arm. Heat shield inspections will begin Sunday with a station docking scheduled for Monday at 5:05 p.m. The STS-116 crew members will dock to the International Space Station, install the new P5 truss structure and perform three spacewalks to rewire the station for electricity generated by a solar array delivered in September. STS-116 will also swap crew members when mission specialist Sunita Williams becomes a flight engineer for Expedition 14. Taking Williams' place aboard Discovery for the ride home is European Space Agency astronaut Thomas Reiter who has lived aboard the station since July.

Fonte
http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/main/index.html

*******

Comentário d' O guardião

Depois do adiamento devido às más condições atmosféricas, já partiu para o espaço a Discovery que vai permitir o avanço da construção da Estação Esapacial Internacional.

*******

Marcelo Rebelo de Sousa

“Dúvida existencial: um ser verdadeiramente muito inteligente pode ser arrogante? Ou, por natureza, tem a humildade de conhecer os seus limites? Divide-se a doutrina. Eu gostaria de saber ao certo para poder retratar Mariano Gago”

In http://sol.sapo.pt/Blogs/marcelorsousa/default.aspx

*******

Comentário d' O guardião

Mariano Gago é mais um ministro que vem na sequência de Veiga Simão e nada de bom vem trazer para o ensino em Portugal. Desde os meus dezasseis anos tenho vindo a apreciar as sucessivas reformas do ensino e, muito francamente só posso afirmar que nada de útil vieram a trazer às pobres cobaias, os alunos diga-se, que mostram cada vez mais dificuldades na aprendizagem dos programas instituidos e cada vez mais demonstram graves insuficiências na sua cultura geral.

Contatei isto com os meus filhos e agora com os meus netos, a quem nem sequer posso ajudar por terem alterado nomenclaturas e terminologias onde não encontro nem consistência nem objectividade.

Mariano Gago talvez se tenha prestado a cavar um fosso ainda maior entre a realidade da maioria dos alunos do ensino secundários e as exigências do ensino superior vocacionado para o mercado de trabalho. Talvez devesse ter começado por conversar com a ministra da Educação antes de se ter pronunciado sobre excelência, que nunca poderá ser atingida com a preparação actualmente exigida.

5 comentários:

  1. Como diria um comentador jornalistico, a Fortaleza de Sagres vale pela carga simbólica, não arquitectónica, pois as construções recentes mais parecem um urinol gigante.
    Esta votação não será imparcial, tenho quase a certeza, porque o compromisso de obras em Tomar (bem necessárias aliás) vai baralhar as opções.

    ResponderEliminar
  2. É pá, tás velho pra caraças ...

    ResponderEliminar
  3. Eu gostaria de votar em S. Bento, não pela arquitectura mas sim pelo seu contributo para o anedotário português. Topam?

    ResponderEliminar
  4. Mariano Gago recebe mais dinheiro mas não sabe para quê! Se sabe não diz porque também não é para se saber.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente o "esquecimento" do Palácio Nacional de Sintra já não é novidade.

    ResponderEliminar